sábado, 21 de dezembro de 2019

Litha - Solstício de Verão



Resultado de imagem para litha



Essa tradição celta celebra o dia mais longo do ano no Hemisfério Sul, festejando-o em honra de Pã e às Fadas. Acenda uma vela verde para Pã e uma branca para as Fadas e coloque uma música alegre com flautas. Deixe frutas e doces num prato e dance alegremente, imaginando que Pã e as Fadas estão também dançando com você.

Sua dança tem o poder de construir no astral aquilo que você deseja, então capriche e solte-se.

Litha é a força do sol que está crescendo! É o nosso amado Deus que agora se encontra em sua maturidade, seu auge!

Agora está em sua fase adulta e é em Midsummer que sua força se eleva ao ápice para em seguida entrar em declínio novamente e dar continuidade ao ciclo.

O Solstício de Verão, também chamado de Meio do verão, Alban Helfim ou Litha, é o dia mais longo do ano e simboliza o poder do sol, e é através do sol que nos conectamos aos ciclos anuais e suas estações. Desde os primórdios da humanidade, assim como a lua é o simbolo da Deusa, da magia e das coisas misteriosas, o sol nos traz os aspectos masculinos do nosso Deus e está relacionado à fertilidade e germinação.

Resultado de imagem para litha

É o Deus provedor da vida que, em união com a Deusa a tudo cria. Sem seu calor nada existiria e por isto a humanidade sempre foi consciente de seu poder, basta no lembrarmos das construções da antiguidade.

Vínhamos observando o crescimento do sol desde a chegada da primavera (Ostara) e percebemos sua ação por todo o planeta. Agora as flores, folhagens e gramados mostram-se abundantes e belíssimos. Lindos campos de um verde magnífico banhados pela luz dourada do sol e nutridas por seu calor aconchegante, pois este é o seu momento de brilhar.

Resultado de imagem para deus carvalho

A celebração de Litha nos traz esta energia do masculino e é um momento muito especial para trabalharmos com coisas relacionadas a ele. Colher ervas medicinais e para fazer poções diante de todo este poder é um bom começo. Utilizar elementos que simbolizem o Deus em nosso altar durante o ritual é fundamental, dando até um pouco mais de ênfase do que á Deusa devido ao dia pertencer a ele. Um ramo de trigo ou um galho talvez seriam bons exemplos.

Tente se conectar com essa energia neste período pois ele é propício a magias relacionadas ao fogo, pois o principio masculino fala da força ativa.

É claro que a forma como é celebrado e nos foi deixado pelas tradições, assim como temos visto nos outros Sabbaths, é diferente, mas a base é a mesma. Tudo no universo é cíclico e a roda do ano tem seu começo meio e fim. Neste momento o Deus chega no auge de seu poder e logo começa a declinar como em uma roda gigante.

Muitos dos que seguem as tradições celtas celebram a despedida do Deus do Carvalho (Senhor do ano crescente) e o início do reinado do Deus do Azevinho (Senhor do ano decrescente), da escuridão, do inverno, que por sua vez durará até Yule.

O Conselho Supremo Étnico de Helenos que fala sobre o reavivamento da antiga religião grega também nos fala sobre a importância do culto e celebração ao Deus Apolo no dia de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário